Beda – Para um

Sou mulher, cronista e amo cozinhar. Essa soma fez de mim, uma leitora de tudo o que aborda tais assuntos, seja num romance, num poema ou numa crônica.

Acompanho os escritos da jornalista e escritora Sonia Hirsch. Além de acompanhar seus textos em jornais, redes sociais e através de seu blog, tenho em minha estante, o livro Amiga cozinha: crônicas & receitas.

O livro é de salivar e sair da leitura pra lá de satisfeita. Entre suas crônicas, destaco trechos de um dos textos que mais gosto. Espero que ele agrade o paladar de vocês também.

Quem cozinha para muita gente deve ter lá suas queixas, mas pelo menos a comida acaba. Quem cozinha só para si tem pelo menos uma queixa grave: sobras de comida. E pior do que comer sozinho, é ter que lidar com as sobras. A consciência apita: Olha o desperdício! A geladeira reclama: Estou cheia de verduras murchas! O paladar se entedia: Isto de novo?!?

…O desafio pode ser prazeroso. Afinal, quem é dono do seu nariz (e de seu fogão) tem total autonomia na escolha dos ingredientes e elaboração do cardápio. Pode fazer só o que gosta, da forma que bem entende, usando receitas ou inventando na hora…e depois comer como achar melhor: de pijama na cama vendo televisão, lendo jornal na varanda ou à luz de velas com toalha de linho e um bom vinho. Liberdade é um ingrediente e tanto.

…O cozinheiro solitário tem que ter muita concentração, autoestima e disciplina…

…Considera que cozinhar é um ato de sedução, e que se a pessoa não for narcisista fica mais difícil. “Cozinha-se para os outros, como se pinta, se escreve etc. Como qualquer obra de arte é assim, tem que existir o outro. Nem que seja um outro imaginário…”

Os japoneses tradicionais oferecem diariamente um pouquinho de arroz cozido aos ancestrais, e assim agradecem pela vida. Quem vai se sentir solitário com tantos antepassados comendo junto?

Gostou? O texto inteiro se encontra ao lado de muitas outras deliciosas crônicas que entretém, informa e nos orienta para se ter uma alimentação saudável sem tanta neura e com muito sabor. Para conhecer esse e outros livros acesse

Este texto faz parte da blogagem coletiva BEDA (Blog Every Day August). Estão comigo nessa deliciosa brincadeira séria:

Bob F. – Claudia Leonardi – Lunna Guedes – Mariana Gouveia – Obdulio Nuñes Ortega – Suzana Martins

Imagem gratuita: Pexels

9 comentários sobre “Beda – Para um

  1. Também adoro cozinhar… Cozinhar e escrever contos sobre pratos hehe tenho um projeto de comédia-romance sobre um trisal interligado pela comida e pelas trapalhadas, mas há tempos não consigo mexer nele, adiantar…rs Um dia, vai.
    Abraços!

  2. Eu admito que parei por alguns minutos nos ingredientes: sou mulher e cronista. Sorri e me lembrei de um livro maravilhoso que tenho cá…
    Depois avancei para os demais paragráfos. Acho que você deveria aproveitar o novo projeto e escrever a respeito de uma receita que não deu certo.

  3. Eu adoro cozinhar e ler suas crônicas e também tenho o livro de qual Lunna fala e que amo especialmente.

  4. Nossa, eu fiz igual a Lunna. haha

    Vc falou que “o livro é de salivar” eu fiquei aqui sentindo o aroma das suas especiarias.

    Crônica, cozinha, leitura e escrita, eu penso em vc na hora!! ❤

Deixe um comentário