Projeto fotográfico 6 on 6 – Natureza na urbe

A natureza talvez seja a obra mais complexa, bem planejada e executada que Deus fez. Se é que ele realmente existe…

Independente de quem ou o que tenha elaborado essa obra-prima, ela está seriamente ameaçada de extinção mas, como um ser inteligente, busca alterativas de adaptação para seguir vivendo.

Nossa cidade é um exemplo. Caminhando pelas calçadas, sempre observo pequenas plantas que mesmo maltratadas pelo bicho homem, segue mantendo-se firme e se desenvolvendo.

Contemplar uma árvore frutífera (será?), carregada, em meio de uma praça nem sempre brindam nossos olhos cegos, embaçados pelos compromissos diários e pensamentos tomados pelas contas do fim de mês. Mas quando tiramos momentaneamente esse véu e somos toccados pela beleza natural, ahhh… A vida ganha outra paleta de cores. Saímos dos trocentos tons de cinza.

E quando observamos as casas antigas que mesmo entregues ao tempo e falta de manutenção, são tomadas pelo mato e entre as inúmeras plantas que se mesclam, surgem flores encantadoras como essa primavera. É de inundar a alma e os olhos de alegria. Sua cor vibrante grita que sim, elas vivem, apesar de.

Árvores centenárias reagem às construções e disputam silenciosamente, crescendo e tornando-se gigantes fazendo sombra para os caminhantes que fazem uma parada para um descanso e bate-papo, mas retirando a luz dos arranhas-céus modernos. Doce vingança.

Mesmo depois de colaborarmos direta ou indiretamente com o desmatamento, abrimos um sorriso de lado a lado ao passar algumas horas de lazer contemplando a paisagem urbana com pinceladas de verde. Mesmo que a natureza seja moldada, maquiada para servir ao homem urbano, é sempre prazeroso vivenciar momentos de descontração sentindo o cheiro de mato e recebendo doses de vitamina D direto da fonte.

Essa foto de 2006, sem querer registrou parte de uma área verde que hoje faz parte do meu dia a dia. Foi palco de minhas meninices – quando papai nas raras vezes – trouxe a família para passear. Praça da República, mesmo tão castigada pelos moradores de rua, pela prefeitura que nunca está nem aí com olhos para esse pedaço da cidade. Praça que apesar de tudo ou talvez por tudo, mantém uma vegetação vibrante que tem como principal função, oferecer beleza para olhos tão cansados que circulam por ela.

O que dizer desse cogumelo que reina solitário num solo árido, em meio ao mato recém cortado. Sobreviverá? Por quanto tempo? Não importa. O que vale, é que assim como todo ser vivente, terá seu ciclo e de alguma forma mesmo que mínima, contribuirá para o equilíbrio tão ameaçado.

Esse texto faz parte do Projeto 6 on 6. Faz parte dessa blogagem:

Lunna GuedesMariana GouveiaObdulio Ortega NunesSuzana Martins

6 comentários sobre “Projeto fotográfico 6 on 6 – Natureza na urbe

  1. Fico pensando como seria essa cidade de ao invés de cobrir tudo com cinza, agredindo o verde, encontrassemos outro caminho para um equilibrio qualquer. Seria possível?
    Aqui no bairro, faz algum tempo que substituem árvores antigas, enormes (por falta de cuidado) por outras menores e estranhas. Não há mais tanta sombra porque não nos preocupamos com isso e as ruas que antes eram arborizadas, agora parecem vestida por um fantasminha, que juram que é uma árvore. rs
    Enquanto isso, temos tempo seco, ar poluído e a nossa vida cada vez mais frágil.
    Adorei os recortes urbanos que fez, cara mia…

    • Sempre existe um caminho. O problema está com o ser humano que se nega a mudar suas rotinas de vida. E nessa, vamos colhendo os frutos do desequilíbrio. Gostei bastante desse tema e dos textos dos participantes

Deixe um comentário