O que move minha escrita? Fiz essa pergunta muitas vezes. Acredito não ter uma resposta definitiva, talvez, a emoção seja o gatilho para eu sentar de frente a tela de meu note, sentir e pensar numa estrutura daquilo que desejo expressar.
Está certo que nem sempre sigo o roteiro. Sou indisciplinada, pelo menos no que se refere à escrita.
Ao iniciar a oficina de crônicas, promovido por Lunna Guedes, decidi narrar situações que incluem a culinária e o mundo rico de uma cozinha. Amante de livros e filmes que abordam a temática, optei por dar minha contribuição. Foi um mergulho em momentos vividos ao lado de mulheres incríveis. Retornei revigorada de cada narrativa e lembranças.
Ela chegou de longe trazendo no peito, o calor de sua terra natal. Trouxe na bagagem, uma vontade imensa em aprender. E assim o fez. De criança, ajudou seu pai no bar da família. Mocinha, aprendeu o ofício de cortar cabelos e todas as técnicas de embelezamento feminino. Montou seu salão e, por muitos anos, trabalhou intensamente conquistando uma clientela fiel. Não parou por aí. Com sua curiosidade nata, aprendeu a costurar, a manusear uma máquina de fazer roupas em tricô. Se transformou numa artesã talentosa. Contudo, na cozinha ela impera até hoje. Aprendeu a fazer pratos de sua amada Bahia, nos apresentou a farofa de feijão de corda e outros pratos típicos. A família paulistana — que a recebeu de braços abertos — se rendeu às suas mãos talentosas.
(Trechos de Made in Bahia, texto do livro Quinta das Especiarias)
Você está convidado a participar do lançamento online de Quinta das Especiarias, pelo selo Scenarium Livros Artesanais, sob a batuca talentosa de Lunna Guedes.
Para conseguir seu convite, solicite: scenariumplural@gmail.com
Para comprar seu exemplar acesse aqui
Dia: 27/11/2021
Horário: 17h