Beda 5 – A sina de ser personagem Almodóvar

A vida de Carmen Maura iniciou conturbada. Sua jovem existência carregava na bagagem, muitas experiências negativas.

Conviveu com a acidez de uma vida avinagrada, pelo porre de vinho barato – ao lado de um Don Juan da periferia -, que amava filmes de Almodóvar e declamava poemas de Neruda. Apesar de boêmio, assumiu a paternidade. Daí, seu nome, que carregava como fardo. Voz aveludada e poemas não pagavam contas. A vida familiar perdeu o ritmo e a métrica.

Aturar o amargor de sua mãe, dia após dia, não foi fácil. Desenvolveu dispositivos para sobreviver. Em pouco tempo, fugiu dos maus tratos e mudou sua identidade.Trabalhou de babá, faxineira, lavou muita louça em botecos de beira de estrada até que conheceu Bartô, numa esquina duvidosa.

Bartô – misto de Dietrisch com Dercy Gonçalves – um travesti gasto pelo tempo, que mantinha o coração fortalecido pela crença no ser humano. Ajudava os mais necessitados. Uma verdadeira alma materna.

Vivendo sob o  mesmo teto, foi rebatizada como Josefina Beiker. Teve seus estudos financiados pela fada madrinha. Se formou em administração, passando a cuidar dos negócios da “Família”, ampliando a área de atuação e distribuindo cestas básicas para a população carente, que não para de crescer. 

Madrugada fria. Dominada por insônia, Josefina ligou a TV. Enquanto passava pelos canais, se deparou com o filme Tudo sobre minha mãe. Mais uma vez, Almodóvar regressou do passado, insistindo em libertar fantasmas. Meneando a cabeça, Josefina desligou a televisão, levantou dirigindo-se à cozinha. Afogou seus espectros, numa cachaça trazida de Paraty.

 

Esse texto faz parte do b.e.d.a — blog every day august.


Participam Adriana Aneli — Claudia Leonardi — Darlene Regina – Lunna Guedes – Mariana Gouveia — Obdulio Nuñes Ortega

Imagem licenciada: Shutterstock

4 comentários sobre “Beda 5 – A sina de ser personagem Almodóvar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s