Máscaras

mascaras

Como expressar o que sinto no momento? Não sei. Muitas perguntas sem respostas.

A única certeza que trago comigo é que nada sei.

Sorrio. Lembrei-me do filósofo que – segundo dizem, (não estava lá para saber) – dizia algo parecido. Simpatizo-me com ele. Nunca saberemos e quem afirma, engana-se a si mesmo.

O planeta gira numa velocidade “Sennica” e eu, nesse meu passar lento e miúdo, presencio flashs de acontecimentos e pessoas que percorrem a arena da vida desatinados correndo atrás de nem sei o quê.

Em minha lenta forma de viver, prefiro dar uma parada numa cafeteria e mergulhar numa xícara de café. Sou fiel a esse meu assumido vício. E claro, observar. Muito. Está certo. Assumo perante vocês que sou uma voyeur. Sofro de um prazer mórbido em desviar meus olhos e atenção à vidas alheias. Aprecio captar olhares, expressões, movimentos corporais que estimulam minha criatividade.

Amo a natureza. Flora e fauna trazem belezas indescritíveis. No entanto, nós humanos, trazemos conosco algo que nada na natureza contém. Essa capacidade de se expressar em gestos, ações, gritos, silêncios que nada se compara.

Apesar dos pesares, ainda aposto na natureza humana. Essa pedra embrutecida que carrega em seu interior, um diamante raro, de um brilho ímpar. Muitos, em poucas lapidadas se mostram em vida seu valor.

Outros, mais endurecidos, levam uma eternidade sendo moldado, raspado, amaciado e ao seu término, definha embaçado. Mesmo esses, que ninguém teve a capacidade de ver, trás em si, a beleza e valor encobertos por uma poluição da alma. Quem sabe, alguma mente mais elevada possa reconhecer seu valor.

Digo isso porque sentada na praça, após o almoço, admiro a movimentação, me deixo levar por esses pensamentos livres…

Olha só que graça a babá brincando com um bebê lindo, sorridente, em suas primeiras tentativas de andar…

Do outro lado, levemente encobertos por uma moita, um jovem casal em uniformes escolares, arriscam-se em carinhos mais ousados…

Mais adiante, outro jovem negocia drogas com um traficante. Achando que ninguém os vê…Ou, nem se importam que vejam. Tão comum.

O sol está ameno, convidativo a ficar. Mas, para quem é escravo do tempo, ele urge. Levanto-me de forma preguiçosa, refaço o caminho para a empresa.

Sempre de forma lenta afinal, para que a pressa? Tenho minha pequena dose de eternidade para brincar de ser gente. E brinco!

Hora do regresso: 12h53. Passo a catraca e transformo-me novamente na profissional séria e competente que todos conhecem.

Imagem: Google

13 comentários sobre “Máscaras

  1. Que coisa mais linda essas palavras Roseli! Não poderia ter sido mais assertiva 😉 Também sou do time dos voyeurs, deveria existir um clube para gente como a gente haha A observação nos inclina à arte e reflexão – amo isso de paixão ❤

  2. Observar, vício em cafeína, me encaixei nesse clube :-)…
    O pior é que muitas vezes exagero nas minhas observações, já peguei pessoas dizendo: Aquela menina não para de olhar pra mim, Ah! mas se soubessem como é bom olhar para alguém e imaginar tanta coisa pra vida dela, supor tanta coisa, criar histórias, as vezes as coisas ficam tão sérias que até mesmo em casa nos meus devaneios ainda lembro daquelas vidas das ruas, das praças, do trabalho, e muitas vezes faço delas minhas personagens!

  3. A observação nos traz várias possibilidades. Sou pedagoga e trabalho muito com isso, observar é tudo, observar como a criança come, senta, faz a tarefa,brinca com o amigo e cada gesto nos possibilita descobrir muito sobre aquela pessoinha. E assim é com todos nós.
    Roseli parabéns pelo Blog.
    Seguindo.

Deixe um comentário

