Exercitando a pequenez para engrandecer

Vaidade. Segundo Houaiss: qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória. Futilidade… E por aí vai mais tantos outros atributos a uma qualidade (ou será falta dela?) que determinadas pessoas possuem.

Introduzi esse texto com essa pequena explicação firmada por um estudioso, justamente para discorrer sobre esse traço comportamental que tanto afeta as pessoas.

Num mundo onde o importante é parecer e não ser, de fato, a vaidade passou, de defeito vergonhoso, a um atributo dos mais cobiçados. Em todas as áreas, esbarramos com pessoas desvergonhosamente infladas pelo excesso de vaidade.

E as criaturas piram ao redor de seus umbigos!

Cruzo diariamente em diversos locais com pessoas portadoras desse mal. Elas não sabem. Elas ainda não têm consciência do mal que as assolam. São dignas de pena, pobrezinhas. Se acham a última cocada da embalagem. Mal sabem do quanto servem de chacota das demais pessoas que convivem com elas. Mal sabem que, de pessoas, passaram a personagens dessa que por hora vos escreve. Aliás, são elas que me inspiram à exaustão, na criação de minhas obras literárias. Só tenho a agradecer!

No entanto, pobres seres. Esquecem que todos, sem exceção, temos data de validade e nunca sabemos quando essa validade expira.

Em nome dessa vaidade, tenho presenciado atitudes absurdas, quando não, desrespeitosa e irresponsável.

Por conta disso tudo, procuro sempre tomar precauções para não reproduzir tal comportamento. O mundo já está abarrotado de seres inflados. O mundo carece de pessoas mais pé no chão e humildes. E humildade aqui, não significa ser fraco de espírito. Muito pelo contrário. Ser humilde, é ter a grandeza em se manter “pequeno” para não ofuscar olhos já tão embaçados pela futilidade. Procuro na medida do possível, fazer parte desse grupo que preza a beleza natural das coisas e pessoas. Menos é mais. Sempre.

Anúncios

4 comentários sobre “Exercitando a pequenez para engrandecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s