Um certo senhor fora do seu tempo

Observar a variedade existente de tipos humanos é matéria rica para nós escritores. Desde pequena observo o comportamento alheio. Gosto de catalogá-los e talvez por isso mesmo, tornei-me bibliotecária. Aqui onde trabalho, convivo com vasto material humano no qual me deleito em estudar e depois, lapido-os ao meu bel prazer, transformando-os em personagens de minhas histórias. Agora mesmo estou diante de uma sala repleta de alunos, professores, funcionários em seu horário de almoço, pais e visitantes. Bem na minha mira, encontra-se uma…Como direi? Figura!

Um senhor num terno verde, gravata borboleta xadrez, com seus óculos na ponta do nariz a ler o jornal do dia. Vocês leitores devem estar pensando: Mas porque ela diz que ele é uma figura?

Calma que já explico. Senhor de seus quase setenta anos, todo formal inclusive em sua maneira rebuscada de se expressar verbalmente, não olha ninguém nos olhos, não dirige a palavra para as mulheres, logo sou ignorada. No que agradeço! Prefiro ficar aqui na invisibilidade estudando a persona. Riquíssima!

Vive no e do passado. Não tem e-mail, celular, nunca acessou a internet, detesta todo tipo de tecnologia. Um personagem que deve ter entrado numa máquina do tempo e caído aqui em pleno século vinte e um por engano. E não se conforma com tudo o que presencia na atualidade. Acaba de se levantar, depositar o jornal no balcão, passou seus olhos embaçados por mim como se eu fizesse parte da mobília e já saía da biblioteca quando levantei e me postei diante dele cumprimentando-o:

– Já vai senhor? Tenha uma boa tarde e até amanhã!

Por uns segundos pareceu me enxergar e uma breve luminosidade passou por seus olhos que logo murcharam em seu habitual embaço.

– Boa tarde senhorita! – respondeu de forma quase inaudível e, da mesma forma silenciosa que entrou, saiu.

Acho que vou transformá-lo num personagem só meu! E agora, se me dão licença, preciso atender os alunos.

A biblioteca bomba de atividades e eu amo isso tudo!

Deixe um comentário

