Fora de forma! Brasil!

O terremoto no Japão ocorrido em 2011 fez com que o eixo da terra mudasse.

Tomo essa frase como verdade absoluta para falar sobre os últimos acontecimentos em Terras Tupiniquins. De uma hora para outra parece que tudo virou de cabeça pra baixo. É na política, na economia, na justiça, em todas as camadas da sociedade. Do mísero morador de rua, passando pelo candango no sertão nordestino, percorrendo o Tocantins, desembocando em terras sudoeste até espatifar em solo sulista.

Está tudo virado!

As idéias, as atitudes, o comportamento, os valores. Sinto-me deslocada!

Entre tantas coisas fora do eixo que tenho me deparado, uma que tem incomodado bastante a ponto de, pela primeira vez, pensar em mudar é a Educação.

Trabalhando na área desde 1991, sinto-me derrotada. Nunca vi tanta falta de compromisso e irresponsabilidade quanto vejo hoje.

A Educação tornou-se a mulher solteirona de antigamente que ninguém quer olhar mais atentamente. Passa batido.

Tornou-se inconveniente falar dela, tentar melhorar então, impensável! Mas a gente procura fazer uma boa campanha publicitária pra ver se passa adiante pra o próximo otário.

O que constato dia após dia e mediante nosso cotidiano cada vez mais bombardeado por notícias bizarras, é que nossa sociedade vai mal!

Nossos jovens, mesmo que adentrem as grandes e disputadas universidades federais, são quase analfabetos. Incultos na sua grande maioria, não têm maturidade para formar opinião. São “Maria vai com as outras”, seguem tendências, modismos. Não passam nada pelo filtro da razão e do bom senso. Só se preocupam com sua bagagem material pois são consumistas ao extremo, esquecendo-se de alimentar e aumentar sua bagagem moral e cultural.

Os que conseguem sair formados das universidades, ao saírem com seus canudos para o mundo, perdem-se em meio a vida prática e real onde o academicismo se desmancha por completo. Onde as teorias cartesianas que aprenderam nos bancos escolares, tornam-se verdadeiras teorias do caos. Não aprenderam a lidar com isso! Não conseguem visualizar uma simples operação de pagamento de contas no fim do mês, respeitar horários, cumprir metas, aguentar chefe ignorante que muitas vezes não sabem um terço do que eles aprenderam nas universidades.

No entanto, dão de dez a zero no quesito prática da vida, malandragem, assedio moral para se garantir no cargo com um “certo respeito” e por aí vai.

Ano a ano saem dos bancos universitários uma leva considerável de pseudos profissionais que não entendem praticamente nada do que foi dado em sala de aula mas acham-se a última cocada do pacote.

Com esse andar da carroça, me preocupo com o futuro dessa nação. Aliás, a preocupação já se faz presente desde já com tudo o que tenho visto e ouvido.

É muito triste observar no que uma nação sem uma boa formação educacional pode se transformar: BRASIL!

Anúncios

11 comentários sobre “Fora de forma! Brasil!

  1. Roseli, você tem razão. O Brasil virou o país da armação, da jogada, do truque, dos espertos, que não tem o menor pudor de “meter a mão” e ainda falar em moralidade e ética. Que exemplos passamos para os jovens? Nunca vi tanta calhordice junta. No fundo, merecemos a nossa mediocridade. Um abraço

    • Carlos, o que não podemos é assistir a tudo isso pacificamente como se fosse algo banal. Não é! Por outro lado, não podemos partir para a ignorância caso contrário, seremos igualados a eles. Urge utilizarmos da inteligência e serenidade. Mas também precisamos da união para virar a mesa. Apesar de tudo, ainda acredito no país! Abraço

  2. Roseli, muito bom seu texto e está na hora de atuarmos para mudar essa situação. É triste a gente observar que nosso país não tem mão de obra especializada, que a USP já não é aquela escola tão respeitada, a Politécnica (Engenharia) a gente nem ouve falar, o ITA está tendo que se apoiar no estrangeiro…
    Não sei quem pode resolver isso, mas com tanta gente aqui e buscar mão de obra especializada fora do país é muito triste!
    Valeu, Roseli!
    Um beijo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s